O Velho

Caminhando...

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Paranóia Urbana

Pois é! Nada muda! O salário dos deputados não muda, a falta de educação do povo não muda, os chineses não mudam!

Só uma coisa mudou, ontem, na minha vida. Mas é muito insignificante pra dizer. Não o faço.

Esses impostos que matam! Queria abrir um café, mas não consigo encarar tantos tributos. Todo mundo sabe a resposta mas forças misteriosas fazem o rumo mudar. O esporte briga com a cultura (mas esporte não faz parte da cultura?), rojões para comemorar o Natal (dia 25 é dia de ano novo?).

Se bem que ontem... ah, deixa pra lá.

Quer mesmo saber? Nada demais. Uma florzinha amarelada nasceu entre um degrau e outro da escada de concreto lá de casa. Miudinha, amassadinha. Se bem que bem bonitinha! Inútil, né? Que importa isso? Mais que a televisão digital? Eu duvido! Não ria de mim, mas gosto de desejar bom dia pra ela... Acho que tenho problemas. Preciso de terapia ou algo do tipo, pra voltar a criticar a economia e esquecer dessa florzinha besta...

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio."

("A flor e a náusea", Drummond)

11:37  
Blogger me! said...

essa marcela eh certeira!
show!!!

15:05  
Blogger O Velho said...

hehe... justamente esse poema foi a inspiração desse texto.
É que to meio de saco cheio de gente reclamando do brasil e do brasileiro.
As pessoas não conseguem ver coisas simples, óbvias, belas.

18:36  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

18:57  
Anonymous Anônimo said...

vou te dizer: deixe pra falar de economia os economistas e de politicas os analistas politicos. Quem não encherga as coisas belas vão falar do que? A sorte é sua se a flor nasceu no degrau e vc consegui vê-la. Azar de quem achou que a gravata do Faustão estava muito bonita no domingo a tarde.

18:59  
Blogger O Velho said...

Aê, trovão, pelo menos, se o cara achou a gravata bonita, menos mau, né? Pelo menos foca em algo de bom, por mais insignificante em termos cósmicos isso seja...
hehe

E ai, Alves? Você é muito bem vindo, cara!

E feliz 2007 a todos!

16:24  
Anonymous Anônimo said...

ei Véio, só agora vi q vc passou no café.. eu ensaio ensaio reabrir as portas e acabo desistindo, mas acredito que neste 2007 terei algo que me fará voltar. Na verdade já tenho.. estou prestes a reabrir, aguente firme...rs

Saudades cara

20:55  
Blogger Dani said...

Saudações

Se nada muda, porque é insignificante relatar quando isso acontece?

Pra você foi uma florzinha amarela. Pra mim, láááá em agosto, foi um ipê. Todo florido nesse ambiente acinzentado. Hoje foi um passarinho, tentando a todo custo se manter de pé no muro encharcado...

Utopia ou milagre, acho possível conciliar a critica à economia sem esquecer das miudezas. No final das contas não são elas que colorem nossos dias?

E o que dizer de Drummond, Marcela? Pílulas de encantamento escritas por um homem que eternizou a pedra no caminho...

Bem depois, de comentar e de comentar o comentário está na hora de falar porque vim. Te achei no blog da sua musa noturna e inspiradora...

Abraço...

Três pontinhos

09:37  
Blogger O Velho said...

Mas, e se fizéssemos diferente? E se, ao invés de [[conciliar a critica à economia sem esquecer das miudezas]], nós resolvêssemos [[conciliar as miudezas sem nos esquecermos da economia]]?

Tem toda razão!
Economia deve mesmo ficar em segundo plano, necessário, mas nunca primordial, não acha?

;-)

15:01  
Anonymous Anônimo said...

§

É, Rê... eu deveria apostar na Mega-sena...

§

Edinho, ...,

não sei se entendi bem a leitura que vocês fizeram para este poema do Drummond...

na verdade, acho que entendi, só não sei se concordo...

pra ser sincera, sei... mas estou com preguiça...

beijos...

16:32  
Blogger Fernanda said...

Oi moço!

Caaalma! Pra que pensar nisso em pleno dia 5???
Relaxa... O Brasil só funciona mesmo depois do carnaval...

Espero q vc tenha um ótimo ano! Cheio de realizações, alegria e bons sentimentos!

Seja felizz!!!

Bjo!

08:48  
Blogger Dani said...

Então que tenhamos a delícia de poder sentir as coisas mais simples, com cuidado para não as preterirmos em razão de assuntos necessários, mas não primordiais, ok?

Marcela, Drummond mostra-se uma antena poderosíssima que capta o sentimento, as dores, a agonia de seu tempo (e dos nossos tempos, é claro). Seria muito bom entender seu ponto de vista. Assim que jogar a preguiça fora, sou toda ouvidos. As obras do poeta como “A Rosa do Povo” e “Sentimento do Mundo”,são fantásticas e abertas a muitas interpretações. Mas no geral, o que se vê é um homem inquieto com a existência e uma grande preocupação, como na estrofe que você citou, do risco da vida se mostrar inútil, insignificante (a náusea, o mal-estar).
Pelo menos na minha concepção, o nascimento da flor, é símbolo do desabrochar de um mundo novo, a chama que mantém a vida apesar de tantos desencantos.
Sobre apostar na Mega-Sena, aproveita. São R$ 40 milhões. Pode-se dizer que o valor é suficiente para se achar graça em tudo. Ou para ofuscar por completo a visão do mundo de qualquer um, não acha?

Rê...

08:58  
Blogger Fernanda said...

"Ele" é passado...
E passado deixamos onde está e seguimos em frente.

Tenho outros planos, outras coisas e pessoas em minha vida agora, "ele" não cabe em mais nada do que estou vivendo

=)

Quero vida nova! Coisas, pessoas, gostos, cheiros, td novo!
Nada de "eles" do passado que só fazem eu me lembrar de tempos dificeis e sofridos...
A vida é agora.. e pra agora quero só alegria!

=)
Bjo!

13:47  
Blogger Julio said...

Mas essa flor um dia vai embora, não se preocupe..
Se ficar com saudades....Compre Flores de plástico, pois 'Flores de plástico não morrem(Titãs)'


www.juilopio.cjb.net

23:44  
Blogger Dani said...

Véio... entendi o conteúdo irônico da sua mensagem. Mas o momento verborrágico impediu que isso se transparecesse.

C'est la vie

09:49  
Anonymous Anônimo said...

Como dizia Drummond "uma flor nasceu no asfalto" meu poema preileto dele... dos poucos que conheço, mas eh o que eu mais admiro.
Não se envergonhe, não ache que que você tem problemas. É uma flor, significa pra ti... E se você coloca aqui, cada comentário de pessoas que leram vale alguma coisa. Não só pra você, mas pra essas pessoas, que como eu, também leram e você acabou de mudar, mesmo que muito pouco, a vida de cada um. Não existe "o mais importante", a economia é importante, a política, corrupção... e sua flor...a minha flor...

00:28  
Anonymous Anônimo said...

em meio de tanta asneira, de tanto ódio, de tanta bagunça, você, por ser um artista, por ser alguém sensível, reparou naquilo que para muitos é insignificante!

00:30  
Blogger O Velho said...

Hmmm... Será que ninguém captou a ironia do texto?

13:02  

Postar um comentário

<< Home