... a mente
Transmutar: v.t. e p. Transmudar; alterar; transformar; fazer mudar de lugar; converter*.
Transcender a matéria. Transcender a mente. Quando a gente se pergunta: "Quando é que a dor vai cessar?", está, na verdade, perguntando: "Quando é que o sofrimento vai cessar?". Ambos estão intimamente ligados, enquanto a matéria for prioridade. Enquanto não se encortra o "SER".
Tudo isso acontece dentro dos domínios da mente humana. Resta ir além, acreditar que realmente há algo além. Abandonar o pensamento medieval de que a terra é quadrada, limitada por abismos em suas extremidades que levam ao vazio, ao caos. O universo é infinito, e não sabemos (ainda) o que é o "infinito". No entanto, temos uma idéia vaga mas suficiente para concluir que a mente não é o estágio final do SER.
O que é que está além da mente? As vivências e os mestres concluem que é muita, muita coisa. Uma delas é a
consciência
A mente, sendo material, controla as necessidade materias, que são importantes. A consciência gera confusão na mente, quando coloca, por exemplo, que se deve ajudar o próximo sem esperar recompensa. Para a mente, isso não faz o menor sentido. É por isso que os Yogues buscam o silêncio mental, o vazio. A mente se cala para escutar seu "mestre", a consciência.
É para isso que estou transmutando agora. É por isso que estou numa fase de auto-disciplina mental, de auto-conhecimento: Para me harmonizar com a consciência e descobrir, futuramente, o que está além dela. E descobrir também o que é que está além do que está além dela, humildemente aceitando meu estado, sem ser superior a ninguém, mas, igualmente, não o sendo inferior.
E como o que está dentro reflete-se no que está fora, essa transmutação será visível de diversas formas. Aqui mesmo. E em todos os lugares.
* Fonte: minidicionário Silveira Bueno da língua portuguesa
17 Comments:
Mudar é sempre bom...
E dedicar uns minutos para conhecer a si mesmo, é magnífico...
Boa caminhada...
Beijos
Humm... que cheirinho de mudança por aqui...e isso é bom sempre bom, uma mudança um pouco difícil, e que prescisa de cuidados, a mente as vezes nos torna contra nós, e meditar sobre isso é profundo, descobrir, desenterrar tesouros escondidos e pedras rachadas é uma aventura!!!
bela transmutação pra ti meu amor!!!
Te amo
Obrigado pelo seu comentário, adorei o seu Blog, a Transmutação, é um tema superior.
Não me diga que vc quer transcender pra aprender a ajudar os outros sem querer nada em troca tbm rsrsrs
Infelimente é dificil pra nossa mente aceitar que temos que fazer algo de graça, já que ngm faz... Vc n trabalha de graça, ngm coloca gasolina no seu carro de graça, enfim... Pra td existe uma troca...
Até mesmo nas relações, onde doo meu carinho, mas espero o mesmo em troca, certo?
hehe
Dificil esse negocio de pensar no vazio, eu não consigo... Quando penso que não estou pensando na verdade estou pensando e pior, em sorvete, doces hahaha
Só besteira... rsrsrs
é a vida neh...
bjs
Oi Véio, primeiro linda imagem, em segundo lugar adorei essa histório de: abra seu jovem coração! Então abrindo meu coração vou lhe dizer, não dá para ter consciência do infinito, que particularmente eu chamo de Deus. A nossa cabecinha não comporta uma tal imagem, mas com certeza, creio que não somos pouco e que um dia viremos a SER inteiros. Na verdade mudamos todos os dias, acredito mesmo que nos preparamos todos os dias para sermos recebidos de braços abertos pelo infinito... para tanto eu vivo, numa alegria e numa paz que dificilmente as pessoas entendem, porque, esta alegria e paz não são minhas, mas apenas testemunham ao meu espírito este Deus infinito!
Bjão
Putz meu obrigada pela msg no blog , acho q estou numa fase parecida , um pouco mais conturbada , isso que vc escreveu me fez lembrar a passagem no livro Sidarta ( Herman Hesse)
Boa Sorte nessa caminhada e muito aprendizado .
BJos
Bom a história do livro se baseia Sidarta Filho de um Brâmane, que descobre buda, mas não se contenta em apenas servi-lo como discipulo: precisa encontrar um destino para si mesmo . Para alcançar esse propósito, segue um caminho torturoso que o leva, atravésde um caso de amor, da tentação do sucesso e das riquezas e de um conflito emocional com seu próprio filho, a renuncia final e á autocompreensão .
è uma história super interessante , a busca pela purificação da alma .
Bem parecido com o que vc escreveu .
Bjos
Mudanças? bom muito bom...
Nao por falta de consideração, mas por falta de atenção, não esqueço-me de você facilmente, demoro a escrever pra ti, mas esquecer um amigo especial é dificil mesmo que eu quisesse nao poderia né Girassol...
:)
Edinho,eu tava vendo meus comentarios e vc deixou um em março, vc ja sabia desse blog, acho que se esqueceu e começou a procurar o outro endereço d novo, por isso nao achava...hauuhauhauha aiaiai
Quando nos conhecemos tudo muda. Principalmente nossa forma de ver o mundo.
Um viva às mudanças!
Quanto tempo que eu nao vinh aqui, se não tivesse salvo seu link teria perdido já
:S
beijão e otimo fds
;*
Obrigada pelo comentário. Vejo que as coisas fluem por aqui também :)
Beijoooooos
Sou ginasta nao..
mas já fui
hehehe
:D
bom fdssss!
;*****
Eu dia vou ter sua calma e vou "dominar" as paixoes que naõ deixam que eu transcenda...
Bjinhos
oie...!
Muito bom mesmo saber que o ser "HUMANO" tem essa grande capacidade de se transformar de idealizar mudanças de produzir sonhos e quebrar barreiras...afinal somos sim todo's ((MUTANTES)) com direitos de atitudes e escolhas...!
se formos capazes de escolher o caminho certo.. a DOR? não existira mais..!e sim virtudes..virtude que apenas Deus nosso criador pode nos dar..! sabio é aquele que pensa não só com a mente..mais tambem de corpo e alma,!
boas mudanças meu "cunhadiinhu" ((é a kell)) kk²
bju's
Concordo plenamente, Kel! Seja bem vinda!
(Não consegui responder no seu blog!! rsrs)
;-)
O olha que coisa bonita agora vc virou moço sério Edinho, não mas o v´´eio mas sim o velho, nossa desculpa ae, então o véio transutou-se em o velho, que bonito isso.
Postar um comentário
<< Home