O Velho

Caminhando...

quarta-feira, setembro 30, 2009

Resposta ao texto de Arnaldo Jabor sobre os homens

 

Lí, por e-mail, um texto de Arnaldo Jabor sobre os homens cujo público alvo é as mulheres. Primeiramente quero transcrevê-lo aqui (leia com cuidado, paciência e muito senso crítico!). Após o texto, leia meu comentário (e não deixe de comentar você também).

 

Luz!

 

;-)

 

Texto de Arnaldo Jabor:

Foi lendo um monte de besteiras que as mulheres escrevem em livros sobre o 'universo masculino', que resolvi escrever esse e-mail. Não tenho objetivo de 'revelar' os segredos dos homens, mas amigos, me  desculpem. Não se trata de quebrar nosso código de ética.
Isso vai ajudar as mulheres a entenderem os homens e, enfim, pararem de tentar nos mudar com métodos ineficazes. Vou começar de sola. Se não estiver preparada nem continue a ler. E digo com segurança: o que escrevo aqui se aplica a 99,9% dos homens baianos e brasileiros (sem medo de errar).


Não existe homem fiel.
Vc já pode ter ouvido isso algumas vezes,
mas afirmo com propriedade. Não é desabafo.
É palavra de homem que conhece muitos homens e que conhecem,por sua vez, muitos homens.
Nenhum homem é fiel, mas pode estar fiel (ou porque está apaixonado, (algo que não dura muito tempo - no máximo alguns meses - nem se iluda)  ou porque está cercado por todos os lados (veremos adiante que não    adianta cercá-lo. (Isso vai se voltar contra vc).
A única exceção é o crente extremamente convicto.
Se vc quer um homem que seja fiel, procure um crente daqueles bitolados,  mas agüente as outras conseqüências.


Não desanime. O homem é capaz de te trair e de te amar ao mesmo tempo. A traição do homem é hormonal, efêmera, para satisfazer a lascívia. Não é como a da mulher. Mulher tem que admirar para trair; ter algum envolvimento. O homem só precisa de uma bunda.
A mulher precisa de um motivo para trair, o homem precisa de uma mulher.




Não fique desencantada com a vida por isso. A traição tem seu lado positivo. Até digo, é um mal necessário. O cara que fica cercado, sem trair é infeliz no casamento,
seu desempenho sexual diminui (isso mesmo, o desempenho com a esposa diminui), ele fica mal da cabeça. Entenda de uma vez por todas: homens e mulheres são diferentes. Se quiser alguém que pense como vc, vire lésbica (várias já fizeram isso e deu certo),  ou case com um viado enrustido que precisa de uma mulher  para se enquadrar no modelo social. Todo ser humano busca a felicidade, a realização. E a realização nada mais é do que a sensação de prazer (isso é química, tá tudo no cérebro). A mulher se realiza satisfazendo o desejo maternal, com a segurança de ter uma família estruturada e saudável,com um bom homem ao lado que a proteja e lhe dê carinho. O homem é mais voltado para a profissão e para a realização pessoal  e a realização pessoal dele vêm de diversas formas: pode vir com o sentimento de paternidade, com uma família estruturada,etc.  mas nunca vai vir se não puder acesso a outras fêmeas e se não puder ter relativo sucesso na profissão. Se vc cercar seu homem (tipo, mulher que é sócia do marido na empresa.
O cara não dá um passo no dia-a-dia (sem ela) vc vai sufocá-lo de tal forma que ele pode até não ter espaço para lhe trair, mas ou seu casamento vai durar pouco, ele vai ser gordo (vai buscar a fuga na comida) e vai ser pobre (por que não vai ter a cabeça tranqüila para se desenvolver  profissionalmente.
(Vai ser um cara sem ambição e sem futuro).



Não tente mudar para seu homem ser fiel. Não adianta.
Silicone, curso de dança sensual, se vestir de enfermeira, etc...
nada disso vai adiantar. É lógico que quanto mais largada vc for, menor a vontade do homem de ficar com vc e maior as chances do divórcio. Se ser perfeita adiantasse, Julia Roberts não tinha casado três vezes. Até Gisele Bunchen foi largada por Di Caprio, não é vc que vai ser diferente (mas é bom não desanimar e sempre dar aquela malhadinha). O segredo é dar espaço para o homem viajar nos seus desejos (na maioria  das vezes, quando ele não está sufocado pela mulher  ele nem chega a trair, fica só nas paqueras, troca de olhares).
Finja que não sabe que ele dá umas pegadas por fora. Isso é o segredo para um bom casamento. Deixe ele se distrair, todos precisam de lazer.


Se vc busca o homem perfeito, pode continuar vendo novela das seis. Só na novela, pois o Artista na vida real trai......Eles não existem nesse conceito que vc imagina. Os homens perfeitos de hoje são aqueles bem desenvolvidos profissionalmente que traem esporadicamente (uma vez a cada dois meses, por exemplo), mas que respeitam a mulher, ou seja,
não gastam o dinheiro da família com amantes, não constituem outra família não traem muitas vezes, não mantêm relações várias vezes com a mesma  mulher (para não criar vínculos) e, sobretudo, são muuuuuito discretos:
não deixam a esposa (e nem ninguém da sua relação,como amigas, familiares, etc saberem). Só, e somente só, um amigo ou outro DELE deve saber,faz parte do prazer
do homem contar vantagem sexual. Pegar e não falar para os amigos é pior do que não pegar. As traições do homem perfeito geralmente são numa escapolida numa boite, ou com uma garota de programa (usando camisinha e sem fazer sexo oral nela), ou mesmo com uma mulher casada de passagem por sua cidade. O homem perfeito nunca trai com mulheres solteiras. Elas são causadoras de problemas. Isso remete ao próximo tópico. 




ESSE TÓPICO NÃO É PARA AS ESPOSAS. É PARA AS SOLTEIRAS OU AMANTES:
Esqueçam de uma vez por todas esse negócio de homem não gosta de  mulher fácil.  Homem adora mulher fácil.
Se 'der' de prima então, é o máximo. Todo homem sabe que não existe mulher santa. Se ela está se fazendo de difícil ele parte para outra. A demanda é muito maior do que a procura. O mercado ta cheio de mulher gostosa.
O que homem não gosta é de mulher que liga no dia seguinte. Isso não é ser fácil, é ser problemática (mulher problema). Ou, como se diz na gíria, é pepino puro.
O fato de vc não ligar para o homem e ele gostar de vc, não quer dizer que foi por vc se fazer de difícil, mas sim por vc não representar ameaça para ele. Ele vai ficar com tanta simpatia por vc que vc pode até conseguir fisgá-lo  e  roubá-lo da mulher. Ele vai começar a se envolver sem perceber. Vai começar ELE a te procurar. Se ele não te procurar era porque ele só queria aquilo mesmo. Parta para outro e deixe esse de stand by. Não vá se vingar, vc só piora a situação e não lucra nada com isso. Não se sinta usada, vc também fez uso do corpo dele - faz parte do jogo; guarde como um momento bom de sua vida.


90% dos homens não querem nada sério. Os 10% restantes estão momentaneamente cansados da vida de balada
ou estão ficando com má fama por não estarem casados ou enamorados; por isso procuram casamento. Portanto, são máximas as chances do homem mentir em quase tudo que te fala no primeiro encontro (ele só quer te comer, sempre). Não seja idiota, aproveite o momento, finja que acredita que ele está  apaixonado, dê logo para ele (e corra o risco de fisgá-lo) ou então nem saia com ele. Fazer doce só agrava a situação, estamos em 2007 e não em 1957. Esqueça os conselhos da sua avó, os tempos são outros.


Para ser uma boa esposa e para ter um casamento pelo resto da vida faça o seguinte:
Tente achar o homem perfeito do 5º item, dê espaço para ele. Não o sufoque. Ele precisa de um tempo para sua satisfação. Seja uma boa esposa, mantenha-se bonita, malhe, tenha uma profissão  (não seja dona de casa), seja independente e mantenha o clima legal em casa.
Nada de sufocos, de 'conversar sobre a relação',
de ficar mexendo no celular dele, de ficar apertando o cerco, etc. Vc pode até criar 'muros' para ele, mas crie muros invisíveis e não muito altos. Se ele perceber ou ficar sem saída, vai se sentir ameaçado e o casamento vai começar a ruir.
A última dica:


Se vc está revoltada por este e-mail, aqui vai um conselho:
vá tomar uma água e volte para ler com o espírito desarmado. Se revoltar quanto ao que está escrito não vai resolver nada em sua vida.Acreditar que o que está aqui é mentira ou exagero pode ser uma boa  técnica (iludir-se faz parte da vida, se vc é dessas, boa sorte!). Mas tudo é a pura verdade.Seu marido/noivo/namorado te ama, tenha certeza,senão não estaria  com vc, mas trair é como um remédio; um lubrificante para o motor do carro. Isso é científico. O homem que vc deve buscar para ser feliz é o homem perfeito do item 5º. Diferente disso ou é crente, ou viado ou tem algum trauma (e na maioria dos casos vão ser pobres). O que vc procura pode ser impossível de achar, então, procure algo que vc pode achar e seja feliz ao invés de passar a vida inteira procurando algo indefectível que vc nunca vai encontrar.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
(Arnaldo Jabor)

-------------------------------------------------------------------------------------

 

Segue, agora, minha resposta (válida, já que sou homem e heterosexual). Leia, igualmente, com senso crítico:

 

Respeito muito o Arnaldo, mas a visão dele, nesse texto, é limitada ao que ele conhece (e ao que outros homens conhecem de outros homens, como ele mesmo disse). Posso garantir que não é exatamente assim que funciona. Não precisa ser um crente fanático para ser fiel. Basta ser um homem que olha para si mesmo e busca a felicidade não individual, mas coletiva. Isso existe sim, e pode ser ensinado para muito mais pessoas. Concordo que a maioria esmagadora é como ele citou (só não acho que seja 99,9%), mas a traição é uma solução ilusória. Trair pode, aparentemente, aliviar. Parece até que faz parte da natureza. Na realidade, o homem que precisa desse "alívio", é aquele que deixou a panela de pressão no limite, ou seja, não buscou se conhecer, não buscou entender que os revéses da vida nos ensinam a ser felizes, e acabam (como a grande maioria), se revoltando, seja com o trabalho, seja com os membros de sua convivência, ao invés de observar que são suas próprias imperfeições que criam atrito com o mundo exterior. Ah, se todos soubessem como é mais fácil ter uma vida equilibrada, do que deixar a pressão chegar ao extremo para, depois, buscar um (pseudo) "alívio"... Lembre-se: O mundo não é um lugar infeliz com breves momentos felizes, mas sim um lugar FELIZ com excesso de momentos infelizes. Sei que é difícil ver, mas não impossível. E a realidade é VOCÊ quem faz.

 

;-)

9 Comments:

OpenID notasolta said...

Concordo, Edinho. O atrito com o mundo e a visão do mundo enquanto lugar de infelicidade é, sim, fruto de falta de autoconhecimento (eu diria, mais propriamente - e na minha visão -, autossentimento). A revolta é sempre uma resultante do fechar os olhos para si e para a realidade. Abrir todo o ser para o amor considerando a coletividade e multiplicidade humana é, realmente, o fim último da existência humana. Um abraço do seu amigo,

Maurício.

20:23  
Anonymous Narah said...

Te amo!

17:30  
Blogger Codinome Nane said...

Pois é Edinho , concordo que falta autoconhecimento e também maturidade.
A cada dia vemos relacionamentos que nascem e terminam imaturamente.
Não se procura hoje um companheiro e sim um parceiro, algo para satisfazer algumas necessidades.

20:05  
Blogger Dan said...

UAU para os dois textos, o primeiro por ser tão grande ahuuhauha broncadeira, por ser tão diferente de tudo que já ouvi de um própio homem, mas que discordo em muitas partes, mesmo sabendo que o autor se conhece e conhece outros homens, se eu acreditasse totalmente neste texto viraria lésbica ou me casaria com um viado hahuauha pois ainda espero um homem que me ame e não traia

E o segundo uau vai pra ti Velho, sempre com uma resposta pronta e muito boa a dar...concordo com você, e sei que o homem q busca a felicidade pode sim ser fiel e feliz ao mesmo tempo, por mais que digam que não

;)

12:28  
Blogger Cynthia Lopes said...

Oi meu lindo! Desculpe a ausência prolongada, estou sem computador em casa, então, tudo fica mais difícil. Adorei seu texto e seu contexto. Parece que mulheres e homens são dois seres completamente distintos e dissociados e, eu tbém não vejo as coisas assim. Homem não é bicho, é muito mais, é "ser" e como tal, tem suas "escolhas" e deve arcar com a responsabilidade por suas atitudes. E sob este prisma somos iguais, homens e mulheres. É claro que podemos escolher a barbárie, e isso significa: a destruição do planeta para "alívio" de nossas necessidades imediatas; passar todo mundo para trás, para "alívio" de nossa ganância imediata e também trair, ou ser infiel, para "alívio" de todos os problemas que enfrentamos, inclusive, em nossos relacionamentos. E falo aqui tanto de homens como de mulheres que, infelizmente, assumem cada dia mais este papel, puramente "cultural", impingido aos homens. Assim, adoro gente de postura, como tu. bjs

PS: gostei muito do que consegui ouvir da Alquimika, os vídeos tavam muito lentos. Sugiro que vc poste um vídeo no seu blog!

20:38  
Blogger ana said...

Que texto intrigante...
Se eu acreditasse sem questionar tudo que estou lendo, minha nossa, depois deste texto eu viraria lésbica, e não acreditaria nunca mais em homem nenhum, rsrs
" A mulher que procura se auto conhecer, não tem ilusões e aprende a não carregar fantasias buscando o par perfeito, o Homem que procura se auto conhecer aprende a viver o equilíbrio da vida, NãO se sobrecarregando para consequentemente buscar "alívio" deixando a consciência num nível de normalidade"
O amor verdadeiro é puro e divino...

Bom eu não acredito nisso, tenho certeza a cada dia....




*Te Amo meu amor meu companheiro*
sua Zebrinha*

22:57  
Blogger Carol Mioni said...

Fiquei surpresa de saber que esse texto é do Arnaldo. De verdade. E tendo meus amigos em maioria do sexo masculino e heterossexuais eu posso falar com tanta categoria quanto vc que existem sim os que buscam traição e amam suas esposas e os que são fiéis a qqr custo. Texto desprezivel esse do Arnaldo.

11:45  
Anonymous Edimar Suely said...

Olá,

O espaço Jesus Minha Rocha completa 4 anos de existêncie 85.000 visitas e você faz parte dessa história e você faz parte dessa história. Vem comemorar comigo e traga seu mimo.

Te espero por lá.

Smack!

Edimar Suely
jesusminharocha2.zip.net

07:05  
Blogger O Velho said...

Vejo que esse texto não é do Jabor.

Vou procurar checar melhor as fontes.

Muito grato, Pedro!

;-)

21:24  

Postar um comentário

<< Home