O Velho

Caminhando...

domingo, outubro 14, 2007

Velhas novidades (ou "use a imaginação, pelamordedeus!")

Como as pessoas são avessas às mudanças...

Mal sabem elas que só se gosta de algo que se vive. Esse é o princípio da cultura. Só se sente saudade daquilo que se teve, principalmente na infância.

A minha foi uma mistura de prisão e liberdade. Até os 13 anos vivi num apartamento apertado, que dava de frente para uma praça enorme, cheia de árvores, barrancos e muito verde. Antes mesmo da praça havia uma árvore enorme, com raízes mostruosas. A molecada do prédio sempre curtiu subir nela. Eu inclusive. Marquinhos, Rafael, Felipão, Ivã, Marcel, Luciano, Danilo... são alguns dos nomes que carrego comigo. Por onde andarão?

Às vezes dá mesmo vontade de voltar no tempo. Isso é natural a todo ser humano. O novo não interessa. O novo é difícil de imaginar. Aí, vivemos a vida buscando o passado, esquecendo que é impossível não viver o presente, até ele também se tornar passado. Então, esse presente que virou passado entra no itinerário da nossa "viagem" uuuhhhh...

Imagine esse processo até uns noventa anos de idade. O que se teria aproveitado da vida? Nada! É preciso imaginar! Conceber o novo! Criar seu caminho (a gente tem poderes pra isso).

Minha última postagem tem idéias tão simples e óbvias, mas quanta resistência! Quando essas idéias se realizarem, essas mesmas pessoas vão sentir saudades e vão dizer: "porque não pensei nisso antes, algo tão na minha cara assim!"

Faça um exercício. Use a imaginação e crie a sua realidade!